História
HISTÓRIAS QUE SE ESCREVERAM À BEIRA-RIO EM AMARANTE
Amarante, e mais concretamente o Rio Tâmega, foram uma verdadeira inspiração para poetas como Teixeira de Pascoes, pintores como Amadeo de Souza Cardoso mas também para um confeiteiro muito especial...
WE REBORN MEMORIES
A Casa das Lérias, localizada na histórica Confeitaria de Amarante, foi herdada por Alcino dos Reis. Nascido em 26 de janeiro de 1885, em Massarelos, no Porto, ele tinha uma forte ligação com Trás-os-Montes, em particular Chaves, terra natal de seus pais. Alcino dos Reis mudou-se para Amarante aos 14 anos e, em outubro de 1914, casou-se com Júlia Martins, que o ajudou a desenvolver os seus negócios. Ele reinventou os doces conventuais, tornando-se um visionário e responsável pelo desenvolvimento da doçaria comum.
A Casa das Lérias abriu em novembro de 1910, inicialmente como a Confeitaria Flaviense, e posteriormente recebeu o nome de Confeitaria Amarantina. Na década de 1930, passou a ser chamada de Casa das Lérias - Confeitaria Amarantina. Alcino dos Reis tornou-se um verdadeiro embaixador de Amarante pelo mundo com sua Casa das Lérias e seus doces regionais.